• NOTÍCIAS v2021

• PROGRAMA EDUCAR PARA TRABALHAR! – PRAZO FINALIZANDO!

Tablet, Notebooks, PCs...
Clique e faça sua inscrição!

O prazo para as inscrições do Programa Educar para Trabalhar está terminando! Agilize sua insdrição a aproveite para aumentar seus conhecimentos através de um dos 44 cursos oferecidos aos estudantes da rede estadual de educação.


• DECRETO ESTADUAL Nº 20.469, DE 14/05/2021.

 

DECRETO Nº 20.469 NA ÍNTEGRA!PRORROGADO!    


• ESCOLA EM RECESSO

O Colégio Estadual Tiradentes do município de Oliveira dos Brejinhos, estado da Bahia, estará fechado para atendimento ao público entre os dias 14/12/2020 a 04/01/2021.

Os motivos são os mais diversos:

  • O crescente número de infectados por Covid-19;
  • Decreto Municipal nº 213/2020;
  • As festas de final de ano que, apesar da Pandemia, acabam provocando um trânsito maior de pessoas, inclusive de outras cidades que normalmente visitam parentes e amigos, e isso é um agravante;
  • Essa escola se manteve aberta durante todo o ano de 2020, sem interrupção, inclusive com plantão de funcionários em sistema de rodízio, ou seja, necessita de uma reorganização;
  • O encerramento do Ano Comercial (Contabilidade & Prestação de Contas), dentre outros.

Portanto, contamos com a compreensão de todos, pois, o momento é de primar pela VIDA!

Desejamos aos nossos estudantes, familiares e à equipe de funcionários do CET um final de ano tranquilo, com muita saúde e paz no coração e que em 2021 nossa missão continue em alta, ativa, pois disso depende o sucesso de muitos.

Em tempo, pedimos aos nossos profissionais da Educação – Professores, Coordenadores, Demais Funcionários – além de membros do Colegiado Escolar, das Comissões diversas, Líderes de Classe, Monitores, que fiquem atentos, pois, esse recesso se trata de ato administrativo local, ou seja, em havendo alguma orientação a partir de uma instância superior – MEC, SEC, NTE… – esse recesso será suspenso imediatamente.

E também: estamos no último mês do ano, quando se organiza a Prestação de Contas da Unidade Escolar, o que requer assinaturas de vários integrantes do nosso grupo, especialmente os que compõem comissões, conselho fiscal, colegiado… Assim, solicitamos que não se afastem de nosso município até que concretizemos mais essa meta.

Sinceros agradecimentos a todos!

Cordialmente,

A Gestão

AVISO PARA AS REDES SOCIAIS & CONTATOS


• RETORNO ÀS AULAS

Muitas pessoas têm questionado sobre o retorno às aulas na Rede Pública do Estado da Bahia.

Na última terça-feira, dia 04/08/2020, às 14 h, aconteceu uma reunião para tratar desse assunto, envolvendo representantes da SEC e escolas dos NTEs 02, 03 e 16, além de representantes do Colegiado Escolar. Entretanto, foi solicitado que não se divulgasse o material usado na Live por conta de ser uma versão preliminar.

Mas, apesar desse pedido, vimos a público somente para afirmar que a SEC está trabalhando a questão, existe um planejamento bem feito, levando em consideração a reposição de aulas, os materiais necessários para a segurança de estudantes e professores, dentre outros assuntos.

Uma coisa se pode afirmar: não há data pensada, os protocolos estão em construção e, segundo o próprio Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, quem dará a última palavra quanto a esse assunto é a Secretaria de Saúde, considerando vários índices e informações e com base no esquema abaixo:

Clique para ampliar!
Condições para a volta às aulas

Assim, vamos aguardar as próximas orientações. Este resumo é somente pra sinalizar que tanto nossa unidade escolar, junto o NTE 02 e a SEC estão trabalhando neste assunto e qualquer informação relevante, desde que liberada, será passada aos senhores.


PROJETO JOVEM SENADOR

Acesse as informações do Primeiro Colocado Estadual neste link, lembrando que é da cidade de Ipupiara (BA).

Brasília-DF, 11 de outubro de 2019

Às escolas inscritas no Jovem Senador 2019, 

Informamos que o resultado do Jovem Senador 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (7/10), pelo senador Irajá (TO), presidente do Conselho do Projeto Jovem Senador, e está disponível no nosso site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Veja aqui:

Aproveitamos o momento para agradecer a participação de sua escola e informamos que a Semana Presencial do Jovem Senador 2019 será realizada de 25 a 30/11. Acompanhe todas as informações pelo nosso site.

Sua participação é sempre fundamental para a consolidarmos uma educação cidadã, com foco na responsabilidade social e no amadurecimento de nossa democracia.

Um abraço,

Equipe Organizadora do Jovem Senador 2019
Senado Federal | Secom | Secretaria de Relações Públicas
Via N2, Anexo 2, Bloco B, Térreo
70165-900  Brasília-DF

• PROJETO CHIPANDO A VIDA

O Colégio Estadual Tiradentes realizou nesta terça-feira, 23/04/2019, o evento intitulado Chipando a Vida, num esforço de alinhar a educação local com os temas relevantes da atualidade. Nessa ocasião, foram convidados profissionais do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial do município de Oliveira dos Brejinhos.

O convite foi atendido prontamente e a escola pôde contar com a presença das seguintes profissionais:

  • Jaciara Duarte – Enfermeira;
  • Cíntia Athaide – Assistente Social;
  • Mayra Ferreira – Psicóloga.

Durante todo o dia e também no turno Noturno foram discutidos os seguintes temas:

  • Sexualidade;
  • Feminicídio;
  • Automutilação.

A incidência de casos entre os adolescentes tem sido relevante, despertando inclusive a preocupação dos responsáveis pelo CAPS na cidade que, noutra ocasião, chegaram a procurar a escola para conversar sobre o assunto, tanto no que se refere à gravidez na adolescência quando aos casos de automutilação, fatos que têm influenciado e muito no desempenho dos estudantes e gerado uma grande preocupação nos profissionais que atuam na área educacional bem como de boa parte das famílias.

Percebe-se que essas famílias também têm enfrentado muitas situações constrangedoras por conta de uma adolescência desconectada dos valores morais, mas aí se torna mais importante ainda que as instituições de ensino priorizem a informação passada por profissionais preparados para tal.

Nessa oportunidade, aproveitamos para agradecer o empenho dos docentes do Colégio Estadual Tiradentes, incluindo os professores articuladores de área, a coordenação pedagógica e a todos os profissionais que se envolveram nesse projeto.

Uma menção especial aos estudantes que se empenharam nas oficinas, valorizando as explanações, participando, colaborando com o bom comportamento.

Essa junção de esforços – comunidade escolar, órgãos oficiais e família – certamente irá render bons resultados, embora os desafios se apresentem mais intensos a cada dia.

OFICINAS :.: DIA 23/04/2019

HORÁRIOS – TURNO MATUTINO

07H30 min. às 08h Encaminhamento dos estudantes para as salas de oficinas  e apresentação do Projeto  e das orientadoras.
08h às 09h Primeira rodada de oficinas
09h às 10h  Segunda rodada de oficinas
10h às 10h15min           Intervalo
10h15min às 11h15min  
Terceira rodada de oficinas

HORÁRIOS – TURNO VESPERTINO

13H às 13h30min. 
Encaminhamento dos estudantes para as salas de oficinas  e apresentação do Projeto  e das orientadoras.
13h30min às 14h30min Primeira rodada de oficinas
14h30min às 15h30min 
Segunda rodada de oficinas
15h30min às 15h45min Intervalo
15h45min às 16h45min     Terceira rodada de oficinas

HORÁRIOS – TURNO NOTURNO

18h às 18h20min   
Encaminhamento dos estudantes para as salas de oficinas  e apresentação do Projeto  e das orientadoras.
18h20min às 19h10min Primeira rodada de oficinas
19h10min às 20h   Segunda rodada de oficinas
20h às 20h15min   Intervalo
20h15min às 21h10min Terceira rodada de oficinas

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS /SALAS

• TURNO MATUTINO

SALA                OFICINA                 TURMAS     
RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO
01 FEMINICÍDIO 2ª A e B = 63 Stefane
02 AUTOMUTILAÇÃO 2ª C e 3ª A = 73 Zenaide
PÁTIO SEXUALIDADE 1ª A, B e C= 127    Adenilda

• TURNO VESPERTINO

SALA                  OFICINA     TURMAS      
RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO
01 FEMINICÍDIO 1ª A e B = 72 Stefane
02 AUTOMUTILAÇÃO 1ª C  e 2ª A = 57  Zenaide
PÁTIO SEXUALIDADE  2ªB e 3ª A = 41 Rose

• TURNO NOTURNO

SALA                  OFICINA     TURMAS      
RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO
01 FEMINICÍDIO 3ª = 40 Alice
02 AUTOMUTILAÇÃO EJA VI e VII = 58 Zenaide
PÁTIO SEXUALIDADE 1ª e 2ª = 80 Adenilda

A presença dos professores em seus horários normais para auxiliar na organização dos estudantes será fundamental.

Os estudantes deverão permanecer nas salas durante todas as oficinas. O profissional é que vai se deslocar.


JORNADA PEDAGÓGICA 2019

Materiais Jornada Pedagógica 2019


OBSERVATÓRIO DO PNE

Banco de dados organizado por várias instituições não-governamentais, com o objetivo de acompanhar o Plano Nacional de Educação, instituído em 2014, com metas previstas para 2024. Uma extensa gama de informações sobre a situação brasileira no que toca ao Ensino Médio e às outras etapas da Educação Básica.

https://4.bp.blogspot.com/-GJu1ar0rM50/WNriYttE7KI/AAAAAAAAC20/ZaRQCdOCro86W9PdPl9ipyTxe8V33D1VwCLcB/s1600/observat%25C3%25B3rio%2Bdo%2BPNE.png

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfMbKtLLymtLDsUDr1aqbWTsprxpoTBeO4Occ9zqHi6Lt-FH23

– Acompanhe as últimas novidades!

http://twitter.com/brejinhosnet